11.6.07

Posturas na busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.


Em meu cotidiano venho prestando atenção na maneira e na postura do profissional que busca melhores oportunidades no mercado de trabalho.
É impressionante como ainda existe uma grande lacuna entre o que se espera de um profissional e o que se encontra no dia à dia dos processos seletivos.
Diante de tanta informação em novas revistas que saem a toda hora nas bancas ou ainda no sites na internet, com orientações sobre a etiqueta básica na hora de elaborar e utilizar o Curriculum Vitae, ferramenta fundamental para o profissional se mostrar ao meio de trabalho.
Até nos relacionamentos, o chamado "network" eu vejo muitos profissionais competentes cometerem gafes terríveis.
O primeiro passo para uma boa apresentação é possuir um material curricular bem elaborado, com informações relevantes e principalmetne de acordo com o objetivo almejado pelo profissional.

Nada de enviar o mesmo Currículo para toda e qualquer oportunidade.
Afinal, o que você quer ? qualquer emprego ? o mercado não quer qualquer profissional !
Você é bom em quê ?
Depos disso a forma de envio. Se o profissional está enviando o seu Curriculum Vitae para uma oportunidade específica, vista no jornal ou nos sites, é importante a carta de apresentação para dirigir o Curriculum corretamente. Imaginem quantos Curriculuns as emrpesas recebem por dia para várias oportundiades em aberto. Como eles vão adivinhar que o seu é para uma ou outra vaga?
Existem pessoas que enviam o arquivo em anexo e acham que o RH tem obrigação de saber para que vaga está sendo direcionado tal curriculum. Com isso perdem de serem convocados na maioria das vezes.
É preciso educação até no simples momento de enviar o documento que lhe representa, o Curriculum Vitae, para as emrpesas.
Ler os anúncios com atenção é fundamental.

Saber o que eles estão exigindo no perfil técnico e importante e responder a todos os predicados solicitados é crucial para ter a oportunidade de ser convocado para a entrevista inicial.
Vamos nos apresentar ao mercado com qualidade e como profissionais que somos !

3.6.07

Importância do Currículo para o mercado de trabalho


Em quantos momentos o profissional envia ou encaminha o seu currículo por e-mail ou deixa na posta restante de jornais locais ou ainda entrega à sua rede de relacionamentos para serem entregues a alguém que vai ler esse documento sem a presença do profissional ? Já pensaram nisso ?
Há que se pensar que o documento chamado de curriculo é uma material que na grande maioria das vezes representa o profissional perante vários avaliadores que por sua vez podem ser de um Diretor que detém o poder de decisão, como também o estudante estagiário que vai analisar o mesmo material em contexto diferente, além ainda dos profissionais de Psicologia que também tem o seu olhar avaliativo.

Quero aqui ressaltar a importância da elaboração adequada aos objetivos do profissional e como aprender a usar esse documento que, em muitos momentos será seu representante profissional em alguns processos seletivos em sua etapa inicial.
Um padrão curricular bem elaborado e editável pode gerar excelentes impressões ao empregador, bem como gerar a convocação para entrevistas proveitosas, onde o profissional se torna visíviel ao mercado, estando ele empregado ou não em seumomento atual.

A forma como se apresenta este material tão importante se faz necessário elaborar com todo o zelo e cuidado, prevendo o que o mercado que ouvir e saber de sua trajetória profissional. Para isso existem profissionais capacitados a atender a todos no pocesso de elaboração estratégica de currículos de forma a torná-lo cada vez mais atraente.
São entrevistas interrogativas e exploradoras de toda trajetória profissional do indivíduo, onde serão fortalecidos os aspectos interessantes para o mundo do trabalho dos dias atuais.

Iniciar uma apresentação pessoal com o currículo apresentável é uma das melhores iniciativas para a busca de boas oportunidades.