3.4.08

Aqui e Agora



Desde os anos 60, a questão psicológica de viver o momento presente tem se tornado uma preocupação constante.
Ela passou a ser vista como uma das chaves da realização pessoal e, sob diversas formas, tem sido o ensinamento de milhares de mestres e gurus. A popularidade dessa idéia nos revela que tocamos numa questão de vital importância para nossa época, e ela floresce em todos os campos, do amor romântico à física quântica.
Uma verdade que comprovamos na prática em nosa vida é que não sabemos nem podemos saber o que vai acontecer no dia ou no minuto seguinte. O inesperado nos aguarda a cada esquina e a cada respiração. O futuro é um mistério que se renova perpetuamente. Quanto mais vivemos e conhecemos, maior é esse mistério. Quando nos livramos das idéias preconcebidas que nos cegam, somos virtualmente impulsionados por cada circunstância a viver o momento presente: o presente, o presente total, e nada mais que o presente.
É esse estado mental que a improvisação nos ensina e fortalece em nós, um estado de mente em que o "aqui e agora" não é apenas uma idéia, mas uma questão de vida ou morte, a partir da qual podemos aprender a confiar - a acreditar que o mundo é uma perpétua surpresa em perpétuo movimento. É um perpétuo convite à criação.

Stephen Nachmanovitch