29.6.09

Festas


Espero que os festejos juninos tenha sido bons para todos.
Espero que ninguém tenha cometido as pequenas ou grandes gafes nas comemorações do trabalho ou até no meio social para não ficar com a imagem arranhada, quando a rotina volta ao seu normal.
Isto é importante de se avaliar.
Tem muita gente que excede nos momentos festivos na empresa e acaba perdendo um pouco o moral e aquela imagem construída perante todos vai parar no ralo.
Tipo: "olha lá o João, quem diria hein ? maior pinguço!"
Ou ainda: "Você viu a Maria? escancarou na nossa confraternização."
Depois para recuperar esta imagem perdida é bem difícil ou quase impossível.
Isso me leva a refletir sobre um outro aspecto importante:
Seja você mesmo aonde quer que você vá!
Não adianta interpretar papéis muito diferentes do que você é realmente no seu natural. Um dia a máscara cai e ninguém consegue manter um disfarce por muito tempo.
É verdade que todos nós desempenhamos papéis no nosso cotidiano: o de pai e mãe, o de filho, amigo, esposo e esposa, profissional, cliente, enfim. São inúmeros, mas que todos estes sejam realmente quem você é, apenas com as variações naturais que cabem à necessidade de cada momento, sem que com isso seja preciso uma mudança radical no jeito de ser.
Se você gosta de tomar a cervejinha, que isto seja compartilhado em todos os ambientes, óbvio que todo o equilíbrio que cabe ao bom senso para tudo. Qualquer coisa em demasia não é saudável, mesmo que seja muito bom.

Imagem é quase tudo ! porém imagem verdadeira é mais que tudo !

19.6.09

O currículo mentiroso



Cuidado !
Mentirinhas no Curriculum Vitae podem fazer você perder o emprego !
Perco as contas das vezes que observei as pequenas mentiras que os indivíduos apregoam em seus documentos de marketing pessoal.
Isso não está mais em voga nos dias de hoje, pessoas !
E lhes digo que este alerta é válido para qualquer nível de posição profissional: do Executivo ao Auxiliar de Serviços Gerais.
Recentemente, na empresa onde trabalho houveram desligamentos, onde um dos fatores levados em consideração para tal atitude foi a "propaganda enganosa". Na hora da entrevista sabia fazer tudo, tinha todos os conhecimentos e no dia-a-dia comprovou-se que não era bem assim, ao contrário até.
Resultado ? o profissional não passou além do tempo de experiência, teve a sua carteira profissional anotada por apenas 3 meses e foi desligado por não atender às expectativas.
Daí, alguns podem argumentar: "Mas, o erro pode ter ocorrido no processo seletivo. Deixou-se de verificar todas as competências do profissional enquanto ainda era um simples candidato."
Claro que isto também pode ocorrer, porém, não temos em nossas salas de testes detectores de mentiras e em muitos dos casos, não podemos realizar todos os testes técnicos, práticos e psicotécnicos existentes.
Fatores como custo x benefício são ponderados na hora da seleção e um outro fator que acredito mais importante é a credibilidade e a honestidade na hora da seleção.
Mentira não leva a lugar nenhum ! acreditem !

17.6.09

Indicações na hora da seleção: QI ou Network ?



Indicação X Network
Existe diferença ?
Existem significativas semelhanças e diferenças entre estas duas situações.
Situações em quê um funcionário é incentivado a indicar pessoas para participarem de seleções na empresa onde trabalha requer alta responsabilidade.
O empregador entende que o funcionário já conhece a política da empresa, a cultura organizacional, os líderes atuantes e a partir dessas conjecturas, ele irá apresentar alguém que já está adequado ao perfil da oportunidade em aberto. Isso para o empregador é uma grande vantagem, pois reduz custos com terceirização de serviços de seleção e ainda é uma maneira de avaliar se o empregado que indica um amigo conhece bem a empresa onde trabalha.
Do outro lado, para o empregado também é vantajoso, desde que ele realmente conheça a empresa onde trabalha e tenha o discernimento para selecionar alguém adequado, pois daí o seu conceito perante seus líderes cresce positivamente.
Ambos correm o risco natural de investirem em profissinais errados ao que se precisa, mas riscos em todas as situações são pontos fixos.
A diferença do network para a o famoso QI, é bem sutil.
Uma rede de relacionamentos ou network congrega todos os conhecimentos que um indivíduo possui e que possa constituir em vias de acesso a oportunidades de crescimento, promoções, conquistas de novas posições no mercado de trabalho e até mudanças radicais de carreira profissional.
O "QI" ou indicação, já está mais direcionado a alguma situação específica. Fulano que conhece Sicrano e que pode deixar o currículo ou falar bem de Beltrano e por aí vai.
Pensem bem...
Qualquer pessoa de sua rede de relacioanmentos pode ser o seu possível empregador, o que faz a oportunidade se tornar realidade em muitas situações é a hora, o momento e não necessariamente só e unicamente a indicação.
Conheço casos interessantes de profissionais bem sucedidos que conquistaram seus merecidos empregos e bons salários sentados à beira-mar, tomando uma boa cerveja e conhecendo novas pessoas e de uma conversa aparentemente frívola num sábado de praia, o interesse entre ambos evolui para um almoço ou jantar ou até uma visita para um cafezinho na empresa e pronto ! fechamos negócio: você agora é o meu Gerente !
Como também conheço casos de profissionais que em busca de melhores oportunidades direcionou seus contatos e através de conhecimentos focados em uma área de atuação "x", chegou até líderes de poder decisório para galgar possibilidades de carreira mais interessantes.
Percebem a diferença ?
Acredito, como pessoa que atua com RH, que indicações ou rede de relacionamentos são importantes para ambos os lados: empresa e empregado, desde que sigam uma política honesta de trabalho.

13.6.09

Recurso Humano



Trabalho com R&S já a algum tempo. Mais de dez anos.
E os erros de seleção num processo permanecem.
A grande verdade paira sobre "não se sabe o que se quer num processo de seleção de pessoas".
Temos pequenos pontos a serem levados em consideração:
1 - Para qual oportunidade de trabalho está se realizando a seleção ?
2 - O que esta função/cargo vai requerer do candidato tanto tecnicamente como da sua postura e tipo de comportamento nas relações interpessoais de trabalho ?
3 - Qual o segmento do negócio, que ora busca um profissional para sua empresa?
4 - A necessidade de ocupar esta função provém de quê? Substituição? expansão da empresa? job rotation?
5 - até que ponto o "network" é levado em consideração com justiça ?
6- Quais efetivamente serão as atividades que esta função terá como desempenho?
7 - Existe possibilidade de crescimento e desenvolvimento de carreira neste cargo e nesta empresa?
8- O salário está compatível com o mercado?
9- Quais os incentivos e benefícios oferecidos para atrair bons e competentes profissionais tanto para a vaga quanto para a empresa?
10 - Este profissional, uma vez admitido receberá treinamentos?
Enfim, aí seguem estas, além de outras tantas variáveis que o próprio mercado dita.
Mas, a maior dificuldade, no entanto, é:
A empresa sabe o que quer na hora de contratar ?
Desde sempre, aliás, desde que comecei a trabalhar nesta área, percebo a grande lacuna existente e real entre o mercado de trabalho e os profissionais em busca de colocação e recolocação.
Agora a dificuldade se expande até para os portadores de deficência física. Tanto que precisam e tantas as oportunidades em aberto porém, não se cruzam essas necessidades e assim as empresas são multadas em valores astronômicos por não admitirem em seus quadros os portadores de deficiência e os mesmos continuam "ralando" pra encontrar um emprego.
É o que eu chamo de preconceito do preconceito.
As empresas querem portadores de deficiências mínimas e chega-se a tratar as dificuldades de tais indivíduos como se fossem animais que servem ou não ao trabalho: "falta um dedo, um pedaço da mão, óculos grossos, aparelhos auditivos..."
A que ponto o desenvolvimento da humanidade chegou.
O que é agora, nos dias de hoje, o tão famoso "Recurso Humano"?