7.8.05

Expectativas X Realidade

Tenho percebido ao longo da minha vivência no relacionamento com clientes, em sua grande maioria, profissionais em busca de melhores posições no mercado e crescimento de carreira uma grande necessidade e intensa expectativa em relação às “garantias” que nós Consultores, Psicólogos em RH podemos oferecer.

Gostaria aqui de esclarecer pontos importantes sobre este meu sentimento.

Entendo que a expectativa e ansiedade por resultados quando se investe num serviço ou produto é grande e sempre é esperando o retorno rápido e positivo, quiçá até que supere as expectativas, de preferência.

Mas ressalto que toda e qualquer ação que um profissional venha a desenvolver em relação à sua melhoria no mercado de trabalho, no campo profissional e na sua trajetória, esteja ele posicionado no mercado ou à disposição, depende muito e quase exclusivamente a ele.

A idéia de que contratando uma consultoria para recolocação ou apenas elaborando um bom currículo já vai fazer com quê ele se recoloque no mercado é uma ilusão. É imprescindível a sua participação e antes de toda e qualquer atitude a sua conscientização de onde precisa e pode melhorar em seu perfil profissional.

Percebo que muitos clientes projetam em nós Consultores e Psicólogos a expectativa de que nós conseguiremos por eles o que eles tem de conseguir por eles próprios.

“Tenho de ter a certeza de que elaborando o Currículo com você, vou ter maiores e/ou melhores oportunidades de trabalho”. Disse-me uma cliente por e-mail.

Não posso garantir absolutamente nada, como também nenhuma empresa de Consultoria em RH ou recolocação profissional, por vários motivos.

Cito alguns deles:

Perfil profissional condizente com o mercado de trabalho;

Momento atual do mercado de trabalho, atrelado à economia do país ora está em crescimento, ora está em recessão, vide a nossa crise política;

Processo seletivos que são diferenciados, caso a caso;

E um dos pontos mais importantes: sua consciência real de como está a sua empregabilidade.

Se formos listar aqui haveremos de encontrar tantos outros...

Portanto, é importante que o cliente entenda que ele possui no mercado de recolocação profissional uma gama de ferramentas que vão ajudá-lo a melhorar a sua empregabilidade, a tomar conhecimento de como anda a competitividade, de como ele pode utilizar seus conhecimentos da melhor maneira para atingir seus objetivos, vai facilitar o seu processo de reinserção no mercado ou de crescimento no caso dos profissionais que estão inseridos na economia, porém buscam melhores posições. Porém é uma via de mão dupla.

Da mesma forma percebo algumas empresa reticentes com relação ao sistema de outplacement. Algumas apresentam certo preconceito, achando que um profissional em outplacement pode ser um executivo pouco promissor o que não é verdade.
As empresas que se preocupam com seus executivos em processo de desligamento e oferecem o benefício do outplacement, ao contrário de outras estão facilitando este profissional a se posicionar e estão valorizando sua expertise.

Nenhum comentário: