16.8.05

Informações falsas no Currículo

Está cada vez mais difícil obter sucesso com o "jeitinho brasileiro" quando se fala em enriquecer o currículo profissional para garantir a convocação para entrevistas e até a seleção propriamente dita.
Os profissionais de recursos humanos estão cada vez mais antenados com as possíveis maracutaias e até simples acréscimos de informações falsas na grande quantidade de currículos recebidos em seus escritórios.
Nos dias de hoje essa "saída" não tem muito êxito. Em algumas circunstâncias pode até passar batido pela seleção, mas com certeza não passará na entrevista com a empresa ou pior, quando o profissional estiver na execução de suas atividades após admitido.
Por isso, um currículo bem elaborado e verdadeiro, que prove tudo o que diz é fundamental na hora de competir no mercado de trabalho.
Veja o que expõe o Diretor Comercial da HumanData, José Duarte Vieira:
Mentiras de acordo com o cargo.
O tipo e a incidência de mentiras varia de acordo com o cargo pretendido.
Ele divide quatro posições diferentes:

Cargos operacionais
“Verificamos que em aproximadamente 20% dos casos há inverdades de pequena envergadura, como formação escolar, profissional, experiência, conhecimentos, entre outros”.

Cargos de chefia baixa ou média
“Neste caso, nossa estimativa sobe para um patamar de 50% e contêm inverdades mais problemáticas, tais como: formação escolar, profissional, áreas de responsabilidade, número de subordinados e, principalmente, experiência, comportamento e conhecimentos. Como neste patamar testes são bastante comuns, há um sério risco de ser ‘descoberto'”.

Cargos de chefia média ou alta
“Cerca de 30% contêm inverdades bem mais graves e problemáticas. Razão: essa pessoa conhece o funcionamento interno das empresas, sabe das limitações de um RH em fornecer "verdades" e que só muito veladamente podem transparecer problemas, tais como falta de honestidade. Como neste patamar são comuns testes mais sofisticados, o risco de ser ‘descoberto' é razoavelmente elevado, mas desprezado”.

Cargos de alta chefia
“Neste caso acreditamos que as alegações são verdadeiras em mais de 80% dos casos. As mentiras mais comuns giram em torno de amplitude da responsabilidade, salário, benefícios, subsídios, participação nos lucros e prêmios”.

Nenhum comentário: