3.10.06

Relações Interpessoais



As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação.

O ciclo "atividades-interação-sentimentos" não se relaciona diretamente com a competência técnica de cada pessoa. Profissionais competentes individualmente podem render muito abaixo de sua capacidade por influência do grupo e da situação de trabalho, como, além do aspecto profissional, há pessoas que interagem bem dentro de um específico grupo de referênciais e outras, ao contrário, estão abertas para o todo, não se integrando totalmente a nenhum grupo específico e com isso pode desenvolver um sentimento de "estar fora do contexto geral" (grifos próprios).

Quando uma pessoa começa a participar de um grupo, há uma base interna de diferenças que englobam conhecimentos, informações, opinões, preconceitos, atitudes, experiência anterior, gostos, crenças, valores e estilo comportamental, o que traz inevitáveis diferenças de percepções, opiniões, sentimentos em relação a cada situação compartilhada.

Essas diferenças passam a constituir um repertório novo: a daquela pessoa naquele grupo. Como essas diferenças são encaradas e tratadas determina a modalidade de relacionamento entre os membros do grupo.

O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma das partes, a tão buscada SINERGIA. Ou, então, tender a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços, à divisão de energias e crescente deterioração do desempenho grupal para um estado de entropia do sistema e final dissolução do grupo.

Relações interpessoais e clima de grupo influenciam-se recíproca e circularmente, caracterizando um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e averso, ou neutro e monótono. Cada modalidade traz satisfações ou insatisfações pessoais e grupais.

* Extraído do livro: Desenvolvimento Interpessoal, Cap. 3, pag. 32
Fela Moscovici



Nenhum comentário: