20.11.06

Sua empresa é inovadora ?


O que é Inovação ?

Segundo o Consultor e Diretor da inciativa de e-markers do MIT - Massachusetts Institute of Technology - Michael Schrage, Inovação não é apenas o que vem de novas idéias. Está mais relacionada com os processos de adoção e implementação de novos conceitos e até na resistência de adotar a inovação.

No Ocidente, a maior resistência é de caráter econômico ou financeiro. Em outras partes do mundo, os aspectos culturais ganham maior importância, e, além dos fatores econômicos, sociais ou educacionais, a resistência à inovação pode estar ligada à falta de infra-estrutura. No Japão, os consumidores resistem a experimentar novos produtos ou serviços.

A habilidade para resolver tecnicamente um problema é muito diferente da capacidade de fazer com que os clientes adotem a solução proposta. É preciso detectar as reais demandas dos consumidores, tendo o cuidado de perceber a diferença entre o que as pessoas dizem e o que realmente fazem, ou seja, entre o que dizem querer e o que estão dispostas a fazer para consegui-lo.

fonte: HSM Management, jul/ago-2006, pag. 10

Nenhum comentário: