5.3.07

Entropia


Entropia: Processo pelo qual todas as formas organizadas tendem à exasutão, à desorganização, à desintegração e, finalmente, à morte.

Para sobreviver, as organizações precisam mover-se para reabastecer-se de energia e evitar o processo entrópico.
As organizações de hoje vivem na corrida herculana para manter-se no mercado onde o consumidor final dita as regras. Era uma vez um sistema aberto (organização) que chegasse perto da homeostase dinâmica. Nos dias de hoje não existe mais equilíbrio.
Agora, além dessa corrida maluca pela melhor fatia de mercado, seja em que segmento for, encontram-se empresas com a formação de equipes sem tentáculos que possam atingir mais de perto seu objetivo final.
Uma empresa, por exemplo, sem área comercial ( o que existe muito por aí, acreditem!), ou ainda com profissionais medianos, limitados e pouco pensantes no grupo e mais preocupados com o próprio umbigo, não chegam a muitos anos de vida no auge, vão decaindo por conta da não atualização e falta de acompanhamento da evolução das coisas.

Ou pior, um Gestor cego ! ou ainda um pseudo-gestor !

Fadada está esta empresa ao fracasso !
Existe um aspecto básico na teoria das organizações chamado retroinformação negativa, que nos fala dos aspectos negativos que as organizações levaram ao ambiente externo. Para algumas empresas essa premissa básica existe, está estampada diariamente, mas, a mesma não apresenta soluções porque incorre no erro básico de equipe focada para o não-trabalho.

Até que ponto "visto a camisa da empresa"?
Até que ponto "é interessante pra mim e é uma troca, vestir a camisa da empresa?"

Toda e qualquer relação profissional entre empresa e empregado é suscetível de êxito na base da troca de ônus e bônus.
As organizações buscam o estado firme das coisas, mas sem profissionais gabaritados pra isso, entropia nelas !

Nenhum comentário: