12.7.09

Sobre Liderança e Gestão de Pessoas

Começo com esse artigo de Peter Drucker:

"Liderança é importante.
Mas é algo diferente do que hoje traz esse nome.
Tem pouco a ver com qualidades de liderança e menos ainda com carisma.
Não houve em toda a história líderes mais carismáticos do que Stalin, Hitler e Mao — que infligiram tanto mal e sofrimento na humanidade.
Mas a liderança eficaz não depende de carisma.
Ninguém imaginaria uma personalidade menos carismática do que Abraham Lincoln...

"Aliás, o carisma acaba sendo a própria ruína dos líderes.
O carisma os torna inflexíveis, convencidos de sua própria infalibilidade, incapazes de mudar.
Foi o que aconteceu a Stalin, Hitler e Mao e acredita-se que o que salvou Alexandre, o Grande, do fracasso foi sua morte prematura...

"Então, o que é liderança, se não é carisma e se não é um conjunto de traços de personalidade?
A primeira coisa que caracteriza a liderança é o trabalho.
O alicerce da liderança eficaz é criar a missão, defini-la, estabelecê-la de forma clara e visível.
O líder estabelece metas, define prioridades, determina padrões e os mantém...

"É claro que o líder faz acordos.
Mas antes de se comprometer, o líder eficaz pensa muito bem se aquilo é certo e desejável.
A primeira tarefa do líder é ser a trombeta que toca de modo claro...

"O que distingue o verdadeiro líder de um fracasso são suas metas.
Ele verifica se os compromissos que assume são compatíveis com sua missão e metas ou o levam a desviar-se delas.
O que determina se um líder tem seguidores ou apenas pelegos hipócritas é se ele mantém-se firme a alguns princípios básicos e os demonstra por sua conduta...

"A segunda exigência é que o líder enxergue a liderança como uma responsabilidade e não como um cargo ou privilégio.
E quando as coisas não dão certo, o verdadeiro líder não culpa outros.

Líderes eficazes não temem associados e subordinados fortes, não enxergam o fortalecimento deles como uma ameaça, mas como seu próprio triunfo...

"Finalmente, exige-se de um líder eficaz que conquiste confiança.
Do contrário, ele não terá seguidores e a única definição de um líder é alguém que tem seguidores.
Para se confiar em um líder não é necessário gostar dele.
Nem é necessário concordar com ele.

Confiança é a convicção de que o líder é exatamente aquilo que ele diz.
Trata-se de uma crença em uma coisa que está muito fora de moda, chamada "integridade".

As ações de um líder e aquilo em que ele acredita devem ser congruentes ou pelo menos compatíveis.
A liderança eficaz, e mais uma vez apelo para a sabedoria comum, não está baseada em ser esperto, mas em ser consistente..."

E sobre Gestão de Pessoas ... segundo Chiavenato:

"Se baseia em três aspectos fundamentais:

1 - As pessoas como seres humanos: dotados de personalidade própria, profundamente diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais.

2 - As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado, indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.

3 - As pessoas como parceiros da organização: capazes de conduzí-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização - como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos, etc. - na expectativa de colher retorno desses investimentos, como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, carreira, etc.

Ainda existem empresas onde estes aspectos são completamente ignorados pelos Gerentes e nós, meros funcionários ficamos atados ao medo de reclamar ou não a alguém superior com receio de ser desligado da empresa por conta da incompetência dos outros.

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