25.5.10

Os Gerentes precisam transformar-se em líderes!

Se visitar-mos com presteza a grande maioria das empresas nos dias de hoje, que estilo de líderes iremos encontrar?
Bem, as teorias estão aí.
A liderança situacional do Blanchard me parece que ainda é a mais coerente para os tempos atuais, mas, convenhamos será que encontraremos verdadeiros líderes?
O melhor líder seria aquele que ao invés de usar de seu poder e autoridade, trabalha pela influência. Trata seus subordinados como colegas e literais colaboradores e partilha com eles os problemas e as soluções.
Suas ideias são seguidas por consenso e naturalmente e não por pressão de sua força ou poder dentro da organização.
Goza da simpatia de todos e seu relacionamento pessoal é um ponto importante.
Creio eu que a grande maioria das organizações pode contar nos dedos este tipo de Gerente - líder. Vou mais além e ainda afirmo que poucos são os gestores, quiçá líderes.
As causas são inúmeras, desde uma grande insatisfação salarial, política da empresa, sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento e ambiente altamente competitivo na forma negativa.
É preciso gostar do que se faz, pois assim as tarefas, até aquelas mais árduas serão realizadas com interesse, dedicação e, o mais importante: o desejo de dar certo.
Avalie seu líder, gerente ou gestor e se for possível, tente ajudá-lo, mesmo que ele não perceba sua cooperação. O mínimo que você irá ganhar são dias de trabalho mais tranquilos.

Nenhum comentário: