30.6.13

Gestalt-Terapia e seus processos

O crescimento psicológico provém da capacidade de emergir do apoio e da regulação ambientais para o auto-apoio e a auto-regulação.

O equilíbrio organísmico requer uma boa interação com o meio.

O crescimento psicológico está baseado no completamento das situações inacabadas e na passagem pelas cinco fases de neurose classificadas por Perls, a ver:

1 - Fase dos Clichês ou Sinais: Inclui todos os sinais de contato. "Olá, Bom dia"...
2 - Fase dos Papéis ou Jogos: "como se". As pessoas fingem ser o que elas gostariam de ser.
3 - Fase do Impasse ou Anti-Existência ou Evitar Fóbico: Experiência do vazio, do nada. Para evitar essa fase, o indivíduo interrompe a tomada de consciência e retrocede à camada dos papéis.
4 - Fase Implosiva: Morte ou medo da morte. Paralisia de forças opostas: contraíjmo-nos e comprimimo-nos.
5- Fase Explosiva: Constitui a emergência da pessoa autêntica, do verdadeiro self, da pessoa capaz de experienciar e expressar as suas emoções. Esta camada contém quatro tipos de explosões: Pesar (perda ou morte não assimilada), Orgasmo (bloqueios sexuais), Raiva (expressões reprimidas) e Alegria e Riso (alegria de viver).

Mecanismos Neuróticos

1 - Introjeção: Absorção de padrões, atitudes e modos de agir que não são do indivíduo. Dificuldade de assimilar como seus, de entender o que sente e o que os outros querem que sinta. Introjetivos são indivíduos divididos.

2 - Projeção: Responsabiliza os outros pelo que se origina no self. Repúdio aos seus próprios impulsos, desejos e comportamentos, colocando fora o que pertence ao self.

3 - Confluência: Para o indivíduo não existem limites entre ele e o meio ambiente. torna-se intolerante às diferenças por não enxergá-las.
4 - Retroflexão: Voltar-se de forma ríspida contra. Torna-se sujeito e objeto das próprias ações.    

Nenhum comentário: