29.6.13

Perls e a Gestal-Terapia

Psicologia da Gestalt

Uma análise das partes nunca pode proporcionar a compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pela interações e interdependências das partes.
As partes de uma gestalt não mantêm sua identidade quando estão separadas de sua função e lugar no todo.

Fenomenologia e Existencialismo

O mundo vivencial de um indivíduo só pode ser compreendido por meio da descrição direta do que o próprio indivíduo faz de sua situação única.

O encontro entre Terapeuta com um paciente constitui um encontro existencial entre duas pessoas e não uma variante do clássico relacionamento Médico-Paciente.

As pessoas criam e constituem seus próprios mundos; o mundo existe para um indivíduo como sua própria descoberta do mundo.

Gestalt Terapia

O organismo como um todo

Qualquer aspecto do comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação do todo - o ser da pessoa. O que o paciente faz - como ele se movimenta, fala e assim por diante - fornece tanta informação a seu respeito quanto o que ele pensa ou diz.

A questão das pessoas serem dirigidas por forças internas/externas não tem sentido em si, uma vez que os efeitos causais de um são inseparáveis dos efeitos causais do outro. Há, no entanto, um limite de contato entre o indivíduo e o seu meio; é esse limite que define a relação entre eles. Contatar constitui a formação de uma gestalt; afastar-se representa seu fechamento.

Ênfase no Aqui e Agora

A ansiedade nada mais é do que a lacuna, uma tensão entre o agora e o depois.

A inabilidade das pessoas para tolerar a tensão, leva-as a preencher a lacuna com planejamentos, ensaios e tentativas de tornar o futuro seguro. Isto não apenas desvia a energia e a atenção do presente (daí criando perpetuamente situações inacabadas), mas, também impede o tipo de abertura para o futuro, decorrente do crescimento e da espontaneidade.

A experiência presente de uma pessoa, num dado momento, é a única experiência presente possível e que a condição para se sentir satisfeito e realizado a cada momento da vida é a simples aceitação sincera desta experiência presente.

Preponderância do Como sobre o Porquê

Compreensão da experiência de uma maneira descritiva e não causal.

Todo elemento causa e é causado por outros. A ênfase está em ampliar constantemente a consciência da maneira como a pessoa  se comporta, e não em esforçar-se  para analisar a razão pela qual a pessoa se comporta de tal forma.

Conscientização - Awareness

O processo de crescimento é um processo de expansão das áreas de autoconsciência; o fator mais importante que inibe o crescimento psicológico é a fuga da conscientização.

Continuum de consciência como meio de alcançar a auto-conscientização. Estar consciente do que se vive a cada instante.

Zonas de consciência: consciência de si mesmo, consciência do mundo, consciência do "entre" ( zona intermediária da fantasia).

A abordagem da gestalt-terapia inclui uma tentativa deliberada de ampliar a conscientização e obter contato direto consigo e com o mundo.

Nenhum comentário: