17.6.09

Indicações na hora da seleção: QI ou Network ?



Indicação X Network
Existe diferença ?
Existem significativas semelhanças e diferenças entre estas duas situações.
Situações em quê um funcionário é incentivado a indicar pessoas para participarem de seleções na empresa onde trabalha requer alta responsabilidade.
O empregador entende que o funcionário já conhece a política da empresa, a cultura organizacional, os líderes atuantes e a partir dessas conjecturas, ele irá apresentar alguém que já está adequado ao perfil da oportunidade em aberto. Isso para o empregador é uma grande vantagem, pois reduz custos com terceirização de serviços de seleção e ainda é uma maneira de avaliar se o empregado que indica um amigo conhece bem a empresa onde trabalha.
Do outro lado, para o empregado também é vantajoso, desde que ele realmente conheça a empresa onde trabalha e tenha o discernimento para selecionar alguém adequado, pois daí o seu conceito perante seus líderes cresce positivamente.
Ambos correm o risco natural de investirem em profissinais errados ao que se precisa, mas riscos em todas as situações são pontos fixos.
A diferença do network para a o famoso QI, é bem sutil.
Uma rede de relacionamentos ou network congrega todos os conhecimentos que um indivíduo possui e que possa constituir em vias de acesso a oportunidades de crescimento, promoções, conquistas de novas posições no mercado de trabalho e até mudanças radicais de carreira profissional.
O "QI" ou indicação, já está mais direcionado a alguma situação específica. Fulano que conhece Sicrano e que pode deixar o currículo ou falar bem de Beltrano e por aí vai.
Pensem bem...
Qualquer pessoa de sua rede de relacioanmentos pode ser o seu possível empregador, o que faz a oportunidade se tornar realidade em muitas situações é a hora, o momento e não necessariamente só e unicamente a indicação.
Conheço casos interessantes de profissionais bem sucedidos que conquistaram seus merecidos empregos e bons salários sentados à beira-mar, tomando uma boa cerveja e conhecendo novas pessoas e de uma conversa aparentemente frívola num sábado de praia, o interesse entre ambos evolui para um almoço ou jantar ou até uma visita para um cafezinho na empresa e pronto ! fechamos negócio: você agora é o meu Gerente !
Como também conheço casos de profissionais que em busca de melhores oportunidades direcionou seus contatos e através de conhecimentos focados em uma área de atuação "x", chegou até líderes de poder decisório para galgar possibilidades de carreira mais interessantes.
Percebem a diferença ?
Acredito, como pessoa que atua com RH, que indicações ou rede de relacionamentos são importantes para ambos os lados: empresa e empregado, desde que sigam uma política honesta de trabalho.

Nenhum comentário: