19.6.09

O currículo mentiroso



Cuidado !
Mentirinhas no Curriculum Vitae podem fazer você perder o emprego !
Perco as contas das vezes que observei as pequenas mentiras que os indivíduos apregoam em seus documentos de marketing pessoal.
Isso não está mais em voga nos dias de hoje, pessoas !
E lhes digo que este alerta é válido para qualquer nível de posição profissional: do Executivo ao Auxiliar de Serviços Gerais.
Recentemente, na empresa onde trabalho houveram desligamentos, onde um dos fatores levados em consideração para tal atitude foi a "propaganda enganosa". Na hora da entrevista sabia fazer tudo, tinha todos os conhecimentos e no dia-a-dia comprovou-se que não era bem assim, ao contrário até.
Resultado ? o profissional não passou além do tempo de experiência, teve a sua carteira profissional anotada por apenas 3 meses e foi desligado por não atender às expectativas.
Daí, alguns podem argumentar: "Mas, o erro pode ter ocorrido no processo seletivo. Deixou-se de verificar todas as competências do profissional enquanto ainda era um simples candidato."
Claro que isto também pode ocorrer, porém, não temos em nossas salas de testes detectores de mentiras e em muitos dos casos, não podemos realizar todos os testes técnicos, práticos e psicotécnicos existentes.
Fatores como custo x benefício são ponderados na hora da seleção e um outro fator que acredito mais importante é a credibilidade e a honestidade na hora da seleção.
Mentira não leva a lugar nenhum ! acreditem !

Nenhum comentário: