10.6.05

Mundo Jurídico

Não é de hoje que a formação em Direito tem status diferenciado na sociedade. Desde os tempos de outrora, quando ainda os filhos íam estudar na capital enquanto seus pais ficavam na fazenda, os homens íam estudar Direito e as mulheres o Magistério.
Pois bem, o mundo jurídico cresce cada vez mais em sua importância no país. Os grandes negócios não se concretizam sem a intervenção de bons Advogados.
Segundo Paulo Godoy, Presidente da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), "o cliente hoje não procura um Advogado apenas para resolver litígios, quer orientação para todas as etapas dos negócios importantes, como fusões e aquisições de empresas, por exemplo".
E para acompanhar essa demanda, os profissionais, a partir de agora, tem de se preocupar em expandir seus conhecimentos em áreas diversificadas, como finanças, economia, energia, ambientalismo, entre outros mais que até então eram estranhos ao meio jurídico.
Setores estão tomando o rumo do bom negócio, como o Direito Público (lei de responsabilidade fiscal), Direito Ambiental, apoio a novas aberturas de capital de empresas nacionais, advocacia contenciosa societária, só citando alguns.
Estatísticas da OAB/SP apontam que desde 2000, mais de 700 novas sociedades de Advogados tem sido registradas, em média, a cada ano. No ano passado, 2004, foram inscritas 684 sociedades. Hoje já somam quase 7 mil.
Portanto, é hora do aperfeiçoamento e de agregar cada vez mais conhecimento, de estar sempre atento a evolução do mercado e da profissão, vislumbrando novos nichos de atuação.
Andréa Aragão
Fonte: Revista Update, nº 413 - 2005

Nenhum comentário: