14.6.05

Empregabilidade


Você é empregável?

A globalização, a economia, as oscilações de mercado, processos de fusões e aquisições entre grandes empresas, surgimento de pequenos negócios terceirizados e quarteirizados, o crescimento da informalidade no trabalho, enfim, mudanças marcantes nas últimas décadas.

Todas essas mudanças levaram alguns profissionais ao sucesso e outros ao fracasso. Uns a excelentes posições de staff em multinacionais e outros ao desemprego.

O crescente avanço no setor de serviços deu-se em grande proporção por conta da redução de postos de trabalhos nas grandes empresas devido à automação industrial. Outro fator importante, já citado acima, são os processos de fusão e aquisição entre as multinacionais, enxugando à metade ou menos, seus quadros funcionais, sem falar na evolução tecnológica e surgimentos de novos nichos de mercado.

O profissional teve de se adaptar com certa velocidade a novas áreas de atuação, novos conhecimentos e comportamentos no mundo do trabalho.

Uma questão de empregabilidade!

Mas, o que vem a ser “Empregabilidade”?

Segundo o Consultor José Augusto Minarelli, trata-se da “habilidade de ter emprego”.

Os profissionais se viram obrigados a sair de seus perfis de “especialistas” e abranger em seus conhecimentos uma gama muito maior de informações e áreas que até então não faziam parte do seu “metier”.
Diversidade de formação acadêmica, maior experiência de mercado no que diz respeito à atuação em diferentes frentes, passou a ser a mola propulsora para os bons negócios ou a brilhante carreira de executivo.

Foi definitivamente extinta a velha “estabilidade”, aquela da qual nossos pais usufruíram durante seus 30 ou 35 anos para ganhar a aposentadoria numa única empresa. Agora, mal se encontra isso no serviço público. Muitas instituições estão passando a utilizar o modelo celetista de contratação.

“O melhor negócio, afirma Minarelli, é parar de pensar como empregado e começar a pensar como alguém que presta serviços e pode ser solicitado a cumprir determinada tarefa”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dreu,

Este artigo tocou em ponto muito bom para ser descutido pelos profissionais que estão a procura de oportunidade no mercado de trabalho.

Parabens, Beijos