6.6.05

Gerenciamento de Impressões

Vivenciamos hoje a discrepância entre a demanda de profissionais disponíveis ou em busca de melhores atuações e as oportunidades oferecidas pelo mercado, elevando assim a concorrência em todos os níveis; do operacional ao estratégico.

Formação acadêmica de qualidade, domínio de idiomas e informática já não são assim tão expressivos na hora de uma seleção. Estes sim, se tornaram pontos básicos, exigidos pelo mercado. E o que se busca agora é aquele comportamento “diferenciado”. Essa é a palavra do momento de modo geral.

Até que ponto suas competências são “diferenciadas”? Resultados, ações inovadoras, gestão de pessoas, participação de mercado, criatividade nos processos industriais...

Corremos atrás de tomar a dianteira dos nossos concorrentes e para isso gerenciamos impressões!

Segundo teóricos das organizações, o gerenciamento de impressões define-se como o processo geral pelo qual as pessoas se comportam de modos específicos para criar uma imagem social desejada (Deaux e Wrightsman, 1988).

Trazendo para a realidade do mercado de trabalho e do desenvolvimento profissional, refere-se à regulação de ações e informações no sentido de formar, autêntica e positivamente, as percepções dos outros sobre alguém (comportamentos, motivações, moralidade, confiança, inteligência e potencial futuro).
Trata-se, portanto, de um processo dinâmico na construção e reconstrução da legitimação, que se desdobram ao longo do tempo e das necessidades do indivíduo a partir da interação social. (Rosenfeld, 1997).

Neste aspecto, o Gerenciamento de Impressões é utilizado como forma e ferramenta para atender à diversidade de ocupações que poderá desempenhar em seu meio social e área profissional.

Porém, é preciso, no entanto, que o individuo tenha definidos e traçados objetivos de carreira e antes de tudo conheça suas competências e potenciais e saiba valorizá-los.

“A realidade é construída pela mente humana em situações sociais” (Scott, 1995).

Um comentário:

Anônimo disse...

É um orgulho para mim ler e reler as ideias de uma mulher inteligente que eu amo.