21.11.05

Proatividade



Nós, seres humanos somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam.

Pessoas proativas acostumam-se com a responsabilidade – respons – abilidade – a habilidade para escolher a sua resposta. Não colocam a culpa por seu comportamento nas circunstâncias, condições ou condicionamentos. Seu comportamento é produto de sua própria escolha consciente, baseada em valores, e não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos.

SOMOS POR NATUREZA PROATIVOS !

Uma vez assim, nossa vida só será conseqüência das condições e condicionamentos se deixarmos que estes fatores controlem a nossa mente, por decisão consciente ou omissão.

Se esta foi nossa opção, tornamo-nos REATIVOS!

As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico, constroem a sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle. São levados pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente.

As pessoas proativas têm a capacidade de subordinar um impulso a um valor. É a sua essência. São guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

Eleanor Roosevelt disse: “Ninguém pode feri-lo sem seu consentimento.”

Gandhi disse o mesmo: “Eles não conseguem levar embora nosso respeito próprio, se não o entregarmos a eles.”

É nosso consentimento, nossa permissão para que as coisas aconteçam a nós que nos fere, muito mais do que os eventos propriamente ditos.
O que nos fere não é o que acontece conosco, e sim nossa reação a isso !

O que você prefere ser ?

Nenhum comentário: