10.11.05

Consultorias Especializadas. De olho no mercado !



O comando da Parmalat no Brasil em abril de 2004 foi passado a um Executivo especializado em reestruturação de empresas. A sua missão era a de reverter a paralisia que tinha tomado conta da empresa. Com a descoberta da fraude bilionária na matriz da companhia na Itália, a Parmalat estava sob intervenção judicial, enfrentava problemas com forncedores e funcionários e chegou a perder 80% de sua receita.
A consultoria especializada em mudanças corporativas, promoveu uma redução drástica de custos fixos e gerenciais, montou um novo Conselho de Administração e mudou a estratégia da empresa. Em agosto a empresa registrou o primeiro lucro operacional de sua história, e seu faturamento subiu de R$ 30 milhões para R$ 80 milhões.
A Consultoria foi contratada pelo interventor na Itália para reestruturar sua subsidiária brasileira, equacionar suas dívidas com os bancos credores e criar uma nova empresa, cujo capital será de propriedade desses bancos.
Essa é a linha de atuação de uma nova modalidade de empresas de consultoria: a gestão de mudanças corporativas, assumindo o risco pelos resultados, em vez de apenas assessorar os clientes, como fazem os consultores tradicionais. Em um mesmo processo, alia-se a experiência gerencial com a parte financeira e a estratégica. Assim, os clientes entregam o comando de suas empresas ou parte dele, aos consultores que cuidarão de todos os processos de mudanças, que vão de fusões e aquisições a gestão de governança corporativa.
As empresas não querem mais a figura do consultor que fala o óbvio, prega o inatingível e está longe na hora dos resultados. No novo processo há a vivência dos dois lados da mesa, do consultor e do contratante. A idéia de trabalhar em vários projetos finitos é muito interessante.
Essa nova área de trabalho está em seus passos iniciais. Ainda há desconfiança em entregar o controle da empresa mesmo que ela esteja no limite da sobrevivência. O mercado vai se expandir quando houver uma mudança cultural que absorva esse modelo de trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Places Bar Constructor - Today's Mod
Author : Jason Clarke Permalink Marc Orchant over at the Office Weblog points out a nice free utility called the Places Bar Constructor .
http://www.bayarealawyers.com